top of page
Foto do escritorWilson Zaska

EMPRESTEI A MINHA CONTA BANCÁRIA PARA ALGUÉM, POSSO SER PRESO?

Final de semana, churrasco, cerveja no bar com conhecidos e outros desconhecidos frequentadores do local... Papo vai, papo vem, de repente, alguém fala: E eu, que vou receber uma grana de um serviço, mas minha conta tá bloqueada, tá com saldo devedor, quer ganhar R$ 500,00 pra me ajudar?!


Pronto, armadilha montada, só esperando alguém disponível e sem maldade para aceitar a proposta de ganhar um extra para ajudar no mês. Neste exato momento, a sua liberdade passou a correr sérios riscos!


Se isso já aconteceu com você, se você já emprestou a sua conta, leia até o final!


O golpe ou crime do momento é a extorsão (Art. 158, CP) e a extorsão qualificada (Art. 158, §3°, CP), também conhecido como sequestro relâmpago, ambos cometidos com a intenção de realizar compras, transferências e pagamento de boletos.


Para não sair muito da proposta deste post, vamos falar apenas de transferências por pix!


Agora vamos falar de quem sofre esse golpe, da vítima do crime de extorsão: Imagine que essa vítima está com a sua liberdade restrita para que sejam feitas essas operações de transferências, e que você seja a pessoa que emprestou a conta para receber essas transferências, pronto você está a um passo de perder a sua liberdade!


Atualmente, o Ministério Público têm denunciado (para os leigos, denúncia é o inicio da ação penal) as pessoas que recebem esses valores em sua contas (também conhecidos como ponteiros) pelos mesmos crimes daqueles que praticam a conduta de extorquir ou de sequestrar a vítima, PODENDO PEGAR UMA PENA MÍNIMA DE 4 ANOS, mas é muito comum que esse tempo seja superado em muitos anos, já que normalmente há uma multiplicidade de condutas (vários crimes).


Ou seja, você sai da pessoa que emprestou a conta de boa vontade para receber uma transferência, para uma pessoa que sequestrou ou extorquiu alguém.


E como resolver isso?


Primeira passo é contratar um Advogado Especializado em Direito Criminal, só ele saberá entender a sua história, dividir os fatos da denúncia e a realidade do que aconteceu e levar tudo isso ao processo!


Segundo passo, JAMAIS EMPRESTAR A SUA CONTA CORRENTE/POUPANÇA!


Se você emprestou a sua conta para alguém, se a sua conta foi bloqueada pelo Banco ou se você recebeu uma intimação, entre imediatamente em contato conosco!






Comments


bottom of page